O Instituto Brasileiro de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de alto nível para condições climáticas severas, indicando perigo devido a chuvas intensas e ventos fortes em nove estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Essa advertência, classificada como alerta laranja, permanece em vigor ao longo de todo o dia.
A notificação meteorológica, que teve início à zero hora desta segunda-feira, dia 20, e se estende até as 23h59 de hoje, prevê volumes de chuva que podem variar entre 30 e 60 milímetros por hora ou atingir de 50 a 100 milímetros em um período de 24 horas. Além disso, são esperados ventos com velocidades elevadas, oscilando entre 60 e 100 quilômetros por hora.
As condições climáticas adversas representam riscos significativos para a população. O Inmet adverte para a possibilidade de interrupções no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, ocorrência de alagamentos e a incidência de descargas elétricas em diversas localidades.
Para garantir a segurança durante as rajadas de vento, o instituto recomenda que os cidadãos evitem se proteger debaixo de árvores, devido ao perigo de desabamento e choques elétricos. Também é aconselhável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão de energia ou painéis de publicidade.
“Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à defesa civil (telefone 199) e ao corpo de bombeiros (telefone 193)”, completou o instituto.
A cidade de Belém, capital do Pará, está entre as localidades abrangidas pelo alerta e já decretou estado de emergência em resposta às fortes precipitações. O município registrou um volume pluviométrico superior a 150 milímetros em um período inferior a 24 horas, um índice que foi classificado como extremo pela prefeitura local.
A administração municipal de Belém informou que o evento representa uma das chuvas mais intensas registradas na última década. Desde as primeiras horas do domingo, dia 19, a prefeitura tem acompanhado de perto os impactos do temporal que atingiu a cidade.
Em seu comunicado, o órgão público afirmou que a Defesa Civil está coordenando um comitê integrado, que conta com o apoio do Corpo de Bombeiros. O principal objetivo dessa força-tarefa é assegurar uma resposta ágil e eficaz em todas as áreas afetadas da capital.
“As ações incluem reforço nos abrigos, atendimento às famílias atingidas, limpeza de canais e bueiros, além de intervenções emergenciais nos pontos de alagamento”, concluiu a prefeitura.