O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho, classificando como de grande perigo uma onda de calor que afeta os estados de Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. O aviso está vigente desde domingo e permanece até as 18h do sábado, dia 25.
A área de abrangência do alerta inclui uma faixa que parte do oeste do Mato Grosso do Sul, com início no município de Corumbá, e segue até o noroeste do Rio Grande do Sul, alcançando cidades como Frederico Westphalen e localidades próximas.
O grau de severidade do fenômeno está relacionado ao risco à saúde, pois está previsto que as temperaturas fiquem 5ºC acima da média histórica por um período superior a cinco dias.
Segundo comunicado do Inmet, entre os dias 20 e 27 de abril, as temperaturas máximas iniciarão a semana em torno de 30°C, com tendência de declínio gradativo, principalmente na Região Sul. Para Santa Catarina, está prevista precipitação fraca, enquanto o Paraná deverá registrar tempo estável e ausência de chuvas.
O Rio Grande do Sul, estado que se aproxima da marca de dois anos desde as enchentes que atingiram quase todos os seus municípios, poderá enfrentar a formação de um sistema de baixa pressão. Esse fenômeno trará condições climáticas severas e eventos adversos, incluindo temporais, chuvas volumosas, rajadas de vento, descargas elétricas e ocorrência de granizo logo nos primeiros dias da semana.
A projeção do Inmet indica que o oeste do Rio Grande do Sul pode acumular volume de chuva superior a 100 milímetros. O alerta para o estado inclui ainda o perigo potencial de ventos fortes, com velocidades entre 40 e 60 quilômetros por hora, além do risco de queda de granizo.
Outra faixa de perigo se estende por partes de três regiões do país, abrangendo desde o Acre até o Ceará, o que poderá resultar em chuvas intensas também em Rondônia, Roraima, Amazonas, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Amapá, Maranhão e Piauí.
Na Região Norte, os maiores índices de precipitação devem ser registrados no oeste do Amazonas e em Roraima. Já no Nordeste, a previsão aponta para chuvas de até 100 milímetros em pontos isolados dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará.
No Centro-Oeste, as condições atmosféricas tendem a ser mais estáveis. Há previsão de até 40 milímetros de chuva para o norte do Mato Grosso. No Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul, a expectativa é de ocorrência mínima de pancadas rápidas e isoladas de chuva.